domingo, 25 de outubro de 2009

IDOSO - ENCARGO OU PATRIMÔNIO

O final do séc. XX tem presenciado com indignação um recrudescimento de práticas sociais que a humanização de nossa sociedade já devia ter exilado definitivamente.

Associado ao fracasso e à desmoralização do socialismo autoritário e a ascensão política capitalista extremista, neoliberal, "pipocam" por todo o mundo episódios agudos de exclusão social, segregação, discriminação e racismo. Guiados pela barbárie da pura lei de mercado consolidam-se ilhas de riqueza, prosperidade e desperdício num oceano de pobreza, prosperidade, desperdício num oceano de pobreza, doença e fome.


Dois mundos com destinos tão diferentes capazes de por em risco nossa espécie e o equilíbrio ambiental do planeta.


Neste contexto, construir políticas públicas para a terceira idade tem um valor emblemático de luta pela democracia e pelo socialismo com liberdade. São novas propostas, novas respostas, construídas pela descentralização, pelo trabalho integrado, pela participação e pela solidariedade.


A gestão municipal atinge importância fundamental na definição dos rumos, sobretudo porque a relação entre os poderes constituídos e os cidadãos começa a ultrapassar os limites da democracia representativa.


Precisamos repensar as dimensões individuais, comunitárias e sócio-políticas do envelhecimento


(à partir da reflexão do site http://www.capacidadeplena.com.br/, criado por Alexandre Kravetsky, 75 anos, do município de Pedreira-SP.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário