segunda-feira, 13 de julho de 2009

ESCOLHAS PESSOAIS 2

(Foto: Henri Cartier Bresson)




Reflexões. Ainda. Coisas que eu queria saber aos 21.

"Posso fazer qualquer coisa. O importante é fazer bem feito!"
(José Mindlin)

Para quem não sabe quem é o "cara", digo que é o maior bibliófilo do País. Quem já não ouviu falar da biblioteca dele?
Em minhas leituras, lembro-me que ele tenha falado que quis também ser escritor. Sua formação, na verdade, é na área de direito.
Direito também uma área com a qual me identifico muito. Mas optei pela Educação. Direito à Educação sob a perspectiva da Pedagogia Social.
Como estava dizendo, Mindlin até tentou escrever um livro, mas como ele mesmo disse, não avançava.
Daí veio sua paixão pelos livros. E com 13 anos começou a formar sua bilbioteca.
Não consegue se imaginar hoje, e para ele é quase inaceitável, não tê-la formado.
Olhando para trás diz que é apaixonado pelo que faz, que se pudesse voltar, gostaria de seguir o mesmo caminho.
Pela leitura, diz que pode passar de uma coisa para outra completamente diferente sem precisar quebrar laços. E que tem certo culto à indiferença.
Mindlin, diz que podemos fazer qualquer coisa, o importante é que façamos bem feito!!!
O ideal, segundo ele, é que pudessemos escolher aos 40 anos, com uma certa experiência, pois não temos elementos para sabermos o que queremos da vida aos 20 e poucos anos.
Amadurecer. Experimentar. Abrir-se para o novo e desconhecido.
Qual o nosso maior obstáculo?
Também realizei o sonho esse mês, de montar minha biblioteca pessoal e escritório.
Aqui, ali, acolá, livros comprados, doados, recebidos e garimpados.
Quadros, imagens que gosto. Fotos e "badulaques" que não vivo sem.
Meu diploma e certificados na parede para me lembrar quem sou, de meu esforço pessoal de chegar até aqui e de quanto agradeço aos meus pais por isso.
Conquistas!
E um ateliê para meus devaneios e experiências pessoais com imagem, cor e sensações.
Lugar aonde medito e desenho minhas mandalas.
Um altar para meu mestre espiritual. Um lugar de busca e luz imensa.
Para os incrédulos, apenas experiências, com certeza.
Digo que falta-lhes o essêncial, este invisível aos olhos.
Poucos percorrem esse caminho. Fé.
Também estou assim.
Feliz por passar de uma coisa para outra sem quebrar laços.
Filosofia. Educação. Sociologia. Arte. Política.
Idade: 40 e uns. Profissão: Educadora. Formação: Bacharel em Educação Artística.
Mestranda. Mãe. Filha. Amiga. Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário